Palmas de Monte Alto
Logo Trajetar

BA - Palmas de Monte Alto

Palmas de Monte Alto

Palmas de Monte Alto está situada no sudoeste da Bahia, distante 720 Km da capital Salvador e 600 metros de altitude. O município está localizado em uma área de transição entre a caatinga e o cerrado. Sua população em 2016 era estimada em aproximadamente 22.500 habitantes. É uma das cidades mais antigas do estado, já se chamou Monte Alto mas teve o nome mudado para Palmas de Monte Alto devido a um decreto-lei em 1943, que não permitia duas cidades no país com o mesmo nome.

Trajetando por Palmas de Monte Alto

Palmas de Monte Alto é a porta de entrada principal do Parque Estadual da Serra de Montes Altos, perfeito para quem busca turismo ecológico ou religioso. Sendo uma das cidades mais antigas do estado, ainda contém muitas casas e prédios históricos conservados. Muitas praças e canteiros foram recentemente revitalizados, preservando o aspecto e a beleza de cidade do interior. A cidade nos recepciona de braços abertos com um belo e imponente monumento do Cristo Redentor no alto do Morro de Seu Nezinho. Palmas de Monte Alto possui 16 comunidades quilombolas, algumas delas ainda se mantém puras, sem miscigenação étnica, com reconhecimento da Fundação Cultural Palmares.

Ruínas da Igreja Nova

São poucas as informações coletadas sobre as Ruínas da Igreja Nova. Localizada no centro da cidade, próximo à prefeitura, é uma edificação não finalizada de adobe, pedra e tijolo, provavelmente do seculo XVIII. Possui uma arquitetura interessante com planta retangular, três naves, capela-mor, duas sacristias, bases de torres e pilares octogonais de tijolo. Tramita na Câmara de Vereadores, um projeto de preservação e transformação do local em palco de eventos para atividades culturais e religiosas.

Meteoritos

Palmas de Monte Alto já foi alvo de meteoritos por duas vezes. O primeiro exemplar foi achado pelo lavrador Francisco da Cruz no topo da Serra de Montes Altos, antes de 1955 e removido para a cidade. Esse meteorito é composto de uma massa de formato irregular de ferro e níquel pesando 97 kg e se encontra hoje na sede da prefeitura de Palmas de Monte Alto. Recentemente, em maio de 2017, foi registrada mais uma ocorrência de queda de outro meteorito, dessa vez na zona rural da cidade. Esse é de proporções bem menores, pesando em torno de 1 Kg. Tivemos a satisfação de encontrar o ambientalista Reginaldo Azevedo, que prontamente nos levou até a sede da prefeitura para vermos o exemplar que está guardado.

Igreja de Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens

A Igreja de Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens de 1742, foi edificada para pagar uma promessa feita pelo fundador da cidade, Francisco Pereira de Barros, que não chegou a vê-la pronta, pois faleceu durante a viagem de volta na busca das imagens em Portugal. Essas imagens Sacras possuem 1,90 metros e são consideradas as maiores do Brasil. A mesa do altar da igreja foi confeccionada com um tronco de Jatobá que ainda permanece impecável. A igreja só é utilizada em datas especias e desde 2012 corre um processo para ser reconhecida como Santuário Diocesano.

Igreja do Divino Espírito Santo

A Igreja do Divino Espírito Santo fica localizada no centro da cidade junto à Praça Wilson Lins. Nessa edificação nova é onde são realizadas as missas e as festas da comunidade. Nessa praça bem cuidada temos o privilégio de contemplar os verdes morros do Parque Estadual da Serra de Montes Altos.

Fazenda e Pedra dos Três Irmãos

A Pedra dos Três Irmãos fica dentro de uma propriedade particular que leva o mesmo nome: Fazenda Três Irmãos. Essa Pedra de arenito foi descrita em 1879 pelo engenheiro e historiador Teodoro Sampaio, em seu livro Rio São Francisco e a Chapada Diamantina, como "3 grandes blocos de granito, piriformes, altos de seus 30 metros mais ou menos". O historiador saiu em expedição pela Rota da Estrada Real, saindo de Sabará (MG), cruzando rio São Francisco até a Chapada Diamantina, onde desviou o seu trajeto só para conhecer esse belo monumento natural. A vista do alto do morro impressiona pela grandeza e pelo colorido da região, pois está situada entre a transição da caatinga e do cerrado e ainda é possível contemplar A Reserva Florestal da Serra dos Montes Altos. No alto do morro ainda dá pra conhecer uma caverna que era habitada por índios Tapuios, que ainda possui algumas inscrições rupestres. A fazenda possui um casarão construído em 1889 e em seu entorno belos cavalos descansam em suas pastagens.