Salvador
Logo Trajetar

BA - Salvador

Salvador

Fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos, Salvador foi primeira capital do Brasil. Sua área metropolitana é a mais rica do nordeste do Brasil. A influência africana em muitos aspectos culturais da cidade torna Salvador o centro da cultura afro-brasileira. O Centro Histórico de Salvador, iconizado no bairro do Pelourinho, é conhecido pela sua arquitetura colonial portuguesa com monumentos históricos que datam do século XVII até o século XIX e foi declarado como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1985.

Farol da Barra

No século XVII, o porto de Salvador era um dos mais movimentados e importantes do continente, e era preciso auxiliar as embarcações que chegavam à Baía de Todos os Santos em busca de pau-brasil e outras madeiras-de-lei, açúcar, algodão, tabaco e outros itens, para abastecer o mercado consumidor europeu. No fim desse século, após um trágico naufrágio, o Forte de Santo Antônio da Barra foi reedificado em 1696, vindo a receber um farol, que de acordo com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, o primeiro do Brasil e o mais antigo do Continente, quando passou a ser chamado de Vigia da Barra ou de Farol da Barra.

Centro Histórico

O Centro Histórico de Salvador abrange bem mais do que a área da antiga cidadela murada, construída por Thomé de Souza, em 1549. Estende-se da Praça Castro Alves até o Santo Antônio Além do Carmo. É tombado pelo Iphan e reconhecido pela Unesco como patrimônio da humanidade, desde 1985. Ainda guarda muito da cidade que existiu no século 17 e no século 18, principalmente as igrejas. Possui um conjunto arquitetônico colonial barroco português preservado e integrante do Patrimônio Histórico da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Centro Histórico - Praças e Largos

Diversas praças e largos compõem o Centro Histórico, cada uma com suas particularidades, que por sí próprias, contam um pouco da história do início do Brasil.

Centro Histórico - Pelourinho

O Pelourinho está localizado no Centro Histórico de Salvador, é carinhosamente chamado de "Pelô" pelos moradores. A palavra "pelourinho" se refere a uma coluna de pedra, localizada normalmente ao centro de uma praça, onde criminosos eram expostos e castigados. No Brasil Colônia, era, principalmente, usado para castigar escravos.

Centro Histórico - Elevador Lacerda

O Elevador Lacerda é o primeiro elevador urbano do mundo. Em 8 de dezembro de 1873, quando foi inaugurado, era o mais alto do mundo, cerca de 63 metros de altura. Cumpre a função de transporte público entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Thomé de Souza, na Cidade Alta. Hoje é um dos principais pontos turísticos e cartão postal da cidade. Do alto de suas torres, descortina-se a vista da Baía de Todos-os-Santos, do Mercado Modelo e, ao fundo, o Forte do Mar.

Centro Histórico - Igrejas

Diz o folclore que Salvador tem 365 igrejas, uma para cada dia do ano. A cidade tem provavelmente muito mais do que isso, considerando-se os templos das várias religiões. Nos bairros históricos as igrejas católicas amontoam-se e em muitos casos levam o nome delas. Salvador possui várias dezenas de templos de grande valor histórico e quatro basílicas. Algumas igrejas foram construídas no século XVI e muitas, nos séculos XVII e XVIII.

Tradições Soteropolitanas

A Bahia tem tradições que são conhecidas em todo o Brasil e até exportadas para o mundo. Quem nunca ouviu falar do acarajé da baiana, da festa de Iemanjá ou do trio elétrico e carnaval no Pelourinho? A mais popular manifestação folclórica do estado, a Capoeira, encontra eco no mundo inteiro. É uma prática difundida por todos os cantos; atraente para os “gringos” e dominada com maestria pelo baiano.

Praias, lagoas e parques

Salvador conta com mais de 50 quilômetros de praias, e boa parte é emoldurada por coqueiros. O Porto da Barra, com águas calmas e límpidas, é um dos pontos mais frequentados pelos soteropolitanos. Logo ao lado tem o Farol da Barra, que é um dos cartões-postais da cidade, onde arrecifes formam lindas piscinas. Sem esquecer de Itapuã, é claro, que foi imortalizada na música de Dorival Caymmi e Vinicius de Morais. A cidade também tem parques, como Pituaçu, que é uma reserva ecológica com diversas atrações. O Parque Costa Azul tem área de esporte e lazer.