Também conhecida como a "Princesa dos Vales", Berço Nacional da Maçã e Terra da Longevidade, Veranópolis está localizada a 170 quilômetros de Porto Alegre. De clima subtropical, a 705 metros de altitude, Veranópolis é um paraíso incrustado na Serra Gaúcha. Com uma população de 22.810 habitantes (Censo 2010) e uma área de 289,4 km², é uma das melhores cidades para se viver, sendo o município com o 9º melhor Índice de Desenvolvimento Sócio-Econômico no Estado, segundo a Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul. Já pelo Índice de Desenvolvimento Humano, divulgado pelo IPEA, Veranópolis alcança nota 0,850. A cidade teve sua colonização iniciada em 1884, quando os primeiros imigrantes italianos aqui chegaram. Antes, já a partir de 1830, todo o território desta região pertencia ao município de Santo Antônio da Patrulha, e as freguesias mais próximas da atual cidade de Veranópolis eram Lagoa Vermelha e Vacaria. Uma única estrada ligava estas freguesias ou distritos a Santo Antônio da Patrulha.
Observando a tranquilidade das pessoas não é difícil entender porque Veranópolis é conhecida como a terra a longevidade. A cidade ainda mantém as ruas com paralelepípedos e casas ornamentadas com seus jardins bem cuidados, bem estilo europeu. Alguns pontos turísticos podem ser destacados:
- Portal Monumento: É conhecido como símbolo da Terra da Longevidade. Foi inaugurado no ano de 2000 por ocasião dos festejos dos 125 anos da Colonização Italiana do RS. Tem no alto de um de seus braços a representação de uma família de imigrantes.
- Arcos de acesso: Nos dois extremos da Avenida Osvaldo Aranha, caminho obrigatório das pessoas que passavam pela cidade antes da chegada da RSC 470, os arcos davam as boas vindas aos visitantes. Conhecidos com Arco Sul e o Arco Norte, foram construídos na década de 50 e decorados com pedras de quartzo.
- Torre Mirante da Serra: A Torre Mirante da Serra, inspirada na Torre CN - Canadian Tower de Toronto (Canadá) - é a única do país com restaurante giratório com capacidade para 150 pessoas. A volta completa do restaurante é realizada em duas horas. Do alto dos seus 79,5 metros, é possível visualizar-se cidades vizinhas como Caxias do Sul e Bento Gonçalves, além das belezas da própria Terra da Longevidade.
- Gruta Nossa Sra. de Lourdes: No ano de 1906, por influência dos Freis Capuchinhos e das Irmãs de São José, foi construída uma réplica da Gruta de Lourdes da França. Local de rara beleza, em seu interior possui uma pequena gruta encravada na terra. No dia 11 de Fevereiro, milhares de fiéis de todas as partes visitam e dão graças a Mãe de Lourdes.
- Casa da Cultura e Museu Municipal: Instalada no prédio que foi por muitos anos a sede da Sociedade Alfredo Chavense. Construída no final do século XIX, a edificação foi adquirida pelo município na década de 90 e tombada como patrimônio histórico e cultural em 2005. O local, que recebe os principais eventos culturais de Veranópolis, recebeu o nome de Frei Rovílio Costa em 2009, pelos relevantes trabalhos antropológicos do escritor para a cidade e para o Estado.
- Casa Saretta: Construída no ano de 1903, foi sede da primeira Agência de Correios e Telégrafos do município. Em 1984, tornou-se patrimônio histórico do Rio Grande do Sul. Atualmente, além de ser o Centro Municipal de Informações Turísticas, abriga a Secretaria Municipal de Turismo e venda de artesanato local.
- Vila Bernardi: Construída em 1946, em estilo florentino, foi onde viveu, por duas décadas, o escritor Mansueto Bernardi. Possui uma biblioteca com grande acervo de obras clássicas francesas, formação histórica do RS, poetas italianos e rio-grandenses.
- Tedesco, Villa D'asolo: Silêncio, emoção... para se encantar e vivenciar o empirismo da Imigração Italiana, conhecer Ecologia, Agroecologia, Astronomia e práticas de Educação Ambiental, floresta de araucárias criações de ovelhas, galinhas de ovos verdes e azuis, arquitetura italiana, capitel de São Francisco, casa de pasto, forno e fogolaro, mirante, túnel, fonte d'agua, lago, horta, pomar, ervas medicinais e aromáticas, jardim da imigração, trilhas... lanche típico com produtos ecológicos do sítio. Eventos: Chá colonial Orgânico, Caminhada da Lua Cheia, Ciclo do Sol (Solstícios e Equinócios). Atividades em Educação Ambiental e Alimentar para escolas.
- Casa de Artesanato Fontana: Venda de artesanato em madeira, vime, tecido, palha e lembranças, além de esculturas e entalhes de madeira e réplicas e restauro de móveis.
- Cachoeira dos Três Monges: Distante quatro quilômetros do centro da cidade, o parque da Cachoeira dos Três Monges proporciona ao visitante momentos de rara beleza, com mirantes de tirar o fôlego para o vale e para a cachoeira de 112 metros de altura. O nome foi inspirado em uma imagem impressa nas pedras ao lado da cachoeira.
- Cascata Usina Velha: Formada pela antiga barragem do Rio Retiro, localiza-se na Linha Carlos Gomes, próximo a Vila Azul. No local existem ruínas da primeira Usina de Geração de Energia Elétrica do interior do RS, inaugurada no início do século passado e que fornecia energia para a então Vila de Alfredo Chaves.
- Caverna Indígena: Conhecidas também como Gruta Selvagem neste local foram encontrados vestígios que sugerem a habitação de índios caigangues. A Caverna formou-se pela erosão e pelo desgaste lento das rochas durante aproximadamente cinco milhões de anos. Sua largura é de 28 metros e 67 metros de extensão.
- Balneário do Retiro: Situado a quatro quilômetros do centro da cidade, o Balneário do Retiro caracteriza-se pela natureza exuberante. É formado por piscinas naturais e possui infraestrutura necessária para camping, esportes e lazer.
A construção da igreja ocorreu entre os anos de 1919 e 1933. A mesma substitui a antiga Igreja Imperial, estrategicamente localizada no caminho dos tropeiros que iam a Vacaria, antes da colonização de Veranópolis. Sua construção é em estilo neo-gótico, levando o nome de seu padroeiro São Luiz Gonzaga. Junto à igreja tem a Praça XV de Novembro, aconchegante para uma parada em família.
Localizado na subida da Serra, pela RSC 470, da sua plataforma pode-se visualizar o leito do rio das Antas, a estação férrea de Jaboticaba, a ponte da estrada de ferro e os túneis sob as montanhas. Avista-se também a Casa de Máquinas da Usina Hidrelétrica de Monte Claro. Na área do mirante tem lanchonete, restaurante e local pra comprar uma lembrancinha da serra gaúcha.
A Ponte Ernesto Dornelles é uma ponte pênsil sobre o Rio das Antas, e liga Veranópolis a Bento Gonçalves. É popularmente conhecida como Ponte do Rio das Antas ou Ponte dos Arcos. A ponte não possui pilares apoiados no leito do rio. A estrutura de sustentação em concreto armado é formada por dois arcos paralelos, com um vão livre de 186 metros de extensão entre os pontos de apoio, situados nas margens do rio. A pista passa por entre os arcos, com uma extensão total de 227 metros. É considerada a maior ponte pênsil de arcos paralelos do mundo.