Canindé de São Francisco
Logo Trajetar

SE - Canindé de São Francisco

Canindé de São Francisco

Canindé de São Francisco fica no noroeste do estado de Sergipe, distante 210km da capital Aracaju e serve de portal de entrada para passeios turísticos nos cânions do rio São Francisco. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 29 430 habitantes. O clima é o semiárido, marcado sempre por muito sol e calor, que são características típicas do Nordeste. O ideal para visitar o município em um momento mais ameno é entre os meses de maio a agosto, nessa época as chuvas isoladas refrescam o ambiente. O município foi palco de muitas cenas da minissérie Amores Roubados e dss novelas Cordel Encantado e Velho Chico, exibidas na Rede Globo. A cidade possui infraestrutura turística para passeios de barco no chamado Monumento Natural do Rio São Francisco, onde se situam os famosos cânions. É também em Canindé que se encontra a Usina Hidrelétrica de Xingó com visitações guiadas, junto se situa o chamado MAX- Museu de Arqueologia de Xingó.

Canyons do Rio São Francisco

O complexo é composto de canais de integração que fazem parte do rio São Francisco, o quinto maior do mundo e o maior em extensão navegável. São 60 Km² de espelho d'agua, onde paredões escarpados pela natureza se misturam com o verde das águas do rio. Em alguns pontos a profundidade represada pode chegar a 150m. No trajeto somos contemplados com várias ilhas, formações rochosas como a Pedra do Gavião, o morro dos macacos e a pedra do japonês. O trecho mais bonito do passeio é chamado de Paraíso do Talhado, um canyon formado por paredões rochosos imensos e uma estátua de São Francisco colocada ali em homenagem às águas do rio. O ponto extremo do passeio é a parada, que dura em torno de uma hora, numa plataforma construída em meio aos canyons, onde é possível lanchar, mergulhar no velho chico ou passear de canoa pelas fendas rochosas para tirar fotos.

Usina Hidroelétrica do Xingó

A Usina Hidroelétrica de Xingó começou as ser construída em 1982 e foi inaugurada em 1994. Está instalada no Rio São Francisco, e pertence a CHESF, Companhia Hidro Elétrica do São Francisco. A Hidrelétrica de Xingó é considerada a maior e mais moderna da CHESF e gera 30% da energia da empresa. A barragem tem 140 metros de altura. A área do reservatório da usina chega a 60 quilômetros quadrados. Xingó conta com uma potência instalada de mais de 3 milhões de kW, gerada por seis unidades de 527 mil kW cada. A Usina permite visitações, começa com apresentação de vídeos sobre a obra e termina com um passeio pelas barragens de desvio.