Cristóvão de Barros chegou na região em 1589 com o objetivo de conquistar o território sergipano. Em 1º de janeiro de 1590, o conquistador venceu uma batalha contra piratas franceses, construiu um forte e fundou uma povoação com o nome de São Cristóvão, que depois seria a primeira capital do Estado de Sergipe, onde foi palco de várias batalhas. Em 1855, São Cristóvão deixa de ser a capital de Sergipe, que foi transferida para Aracaju, cidade criada especificamente para esse fim. A cidade fica localizada a 25 quilômetros de Aracaju, foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional desde 1939, desenvolveu-se segundo o modelo urbano português, em dois planos: cidade alta com sede do poder civil e religioso; e cidade baixa com o porto, fábricas e população de baixa renda.
Chegando em São Cristóvão temos a sensação de estarmos visitando um século passado remoto, a cidade realmente impressiona com o acervo histórico presente. Ela por si própria, conta a história do início da colonização no Brasil.
- Museu Histórico de Sergipe: Acervo com peças históricas que pertenceram às famílias nobres da região e ao antigo palácio do Governo no século 19.
- Sobrado do Balcão Corrido: Construído no século XIX, de estilo colonial com forte influência mourisca. Seu balcão é guarnecido por madeira esculpida e decoração em volutas. No térreo funciona atualmente um espaço cultural, para exposição de arte e a sede da Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico Cultural (SUBPAC).
- Sobrado da Antiga Cadeia: Situado na Praça da Matriz, possui estilo colonial e foi construído no início do século XIX. Atualmente é sede da Escola de 2º Grau Deputado Elísio Carmelo.
- Sobrado da Antiga Rua das Flores: Construção do final do século XVII e início do século XVIII. A Rua das Flores, atualmente Rua Messias Prado, 20.
- Sobrado da Rua Castro Alves: Do início do século XVIII, o sobrado é também tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.
- Santa Casa da Misericórdia (Lar Imaculada Conceição): Com sua construção datada do século XVII, já funcionou como um hospital, hoje abrigando o Lar e Colégio Imaculada Conceição, com projetos de Inclusão Social e, com aproximadamente 10 Unidades Habitacionais para hospedagem de turistas no Centro Histórico.
A maioria dos monumentos de São Cristóvão está concentrada na Praça São Francisco, centro histórico da cidade. Entre as construções destaca-se a Santa Casa da Misericórdia, belo conjunto barroco construído no século XVII; a Igreja de São Francisco e o Convento de Santa Cruz, datam de 1693; o Museu de Arte Sacra que abriga um acervo considerado o terceiro mais importante do país, instalado no antigo Palácio Provincial. O belo Cruzeiro ornamenta o centro da praça.
- Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória: A mais antiga da cidade, construída no século XVII, conta com um belo altar e a pequena capela do Santíssimo Sacramento. Destruída durante a invasão holandesa, entre 1637 e 1645, precisou ser praticamente reconstruída. Recentemente, passou por um processo de restauração, destando hoje em bom estado de conservação.
- Igreja do Rosário: É uma das menores de São Cristóvão, construída no século XVII, se torna interessante pelos seus detalhes, como o seu altar-mor e os altares laterais. A pia da sacristia e a gruta foram construídaa para que os negros pudessem rezar.
- Igreja e convento da Ordem Terceira do Carmo: Construções do início do século XVII, a Igreja da Ordem Terceira, também conhecida como Igreja do Senhor dos Passos chama atenção em razão dos detalhes de seu altar-mor, das suas pinturas do forro e dos altares secundários. Dentro da igreja, na sala dos milagres, está instalado o museu dos Ex-Votos, que pode ser acessado também através da praça do Carmo. O convento abrigou a famosa Irmã Dulce por 19 meses, entre os anos de 1933 e 1934. Em homenagem a ela foi montada uma sala para visitação. Nos fundos do convento, há, ainda, uma gruta construída em homenagem à Nossa Senhora de Lourdes.
- Igreja Nossa Senhora do Amparo: Construída no século XVIII, com interior bem simples, tem como destaque sua torre, que pode ser avistada em vários pontos da cidade.
Na Praça da Matriz Getúlio Vargas se encontra a beleza arquitetônica da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória e a Casa Paroquial, prédio datado de 1846. A praça também sedia o Poder Municipal, pode ser visto o busto de Getúlio Vargas e o antigo coreto.